Como praticar o método Fly Lady?
Se você até consegue organizar a sua casa, mas sua dificuldade está em mantê-la organizada, este método pode se encaixar como uma luva na sua vida!
Durante muito tempo procurei uma forma, tipo um "manual" que me ajudasse a ter uma direção na administração da rotina doméstica mas que não fosse uma cobrança a mais nas minhas costas. Então, há uns 10 anos atrás, conheci o Fly Lady e comecei pouco a pouco a implementá-lo na minha rotina e tudo se tornou mais fácil e previsível. Sim, porque a previsibilidade nos deixa mais tranquilas, porque sabemos o que precisa ser feito e quando precisa ser feito.
Uma das características que mais me atraiu foi a simplicidade na realização das tarefas. Por ai podemos ver várias formas "mirabolantes" de organizar a casa mas com umas missões meio que impossíveis para quem trabalha, tem filhos e também é dona de casa.
O Flay Lady é um método de organização criado por uma americana (Marla Cilley) e tem por objetivo facilitar sua vida através de rotinas, lembretes e baby steps (passos de bebê). Ela nos orienta a não querer fazer tudo de uma só vez, mas com tempo determinado (15 minutos) e com tarefas diárias a serem cumpridas. Assim, conseguiremos fazer, pouco a pouco, da organização um hábito e poderemos ter mais tempo para o lazer e fazer coisas que gostamos.
São 31 passos no total, mas não irei aqui falar detalhadamente sobre o método, mas sim focar em 1o passos que considero os mais importantes para praticar já. Vamos lá!
1) Faça a sua pia brilhar Por mais que você não tenha o hábito de cozinhar, sempre terá louça suja na pia. É impressionante, parece aqueles bichinhos do filme Gremlis que se multiplicam (entreguei a minha idade rs). Sempre digo nos meus cursos: "Cozinha limpa, casa limpa". Parece que quando nos disciplinamos a manter a cozinha em ordem, principalmente antes de dormir, esse senso de organização se estende para o restante da casa. O primeiro compromisso é de você sempre ir para a cama deixando a cozinha em ordem e sem louça suja na pia. Independente de como foi o dia, do cansaço e de suas desculpas, tem que ser feito. Eu sei, tem dia que é difícil, mas seu esforço inicial irá lhe render um hábito que te proporcionará manhãs mais gostosas e receptivas na sua cozinha.
2) Vista-se completamente, inclusive com sapatos de amarrar O vestir-se completamente é estar vestida a ponto de poder atender a porta, sair para ir ao mercado, farmácia, sem ter que se preocupar em trocar de roupa, entende? Nada de pijamas, camiseta de político e bermuda furada! rs O que eu fiz: separei algumas peças que já estava enjoada de sair pra passear e deixei para usar em casa, entendeu? Estar bem vestida em casa além de facilitar a vida nos manda uma mensagem, mesmo que inconsciente, de que estamos prontas para o dia! E isso faz toda diferença.
3) Separe sua roupa para o dia seguinte Aprendi este hábito com meu esposo. Na noite anterior, separo a roupa, os acessórios, calçado, inclusive bolsa, pasta, enfim, tudo o que preciso para poder sair de casa no outro dia. Se você assim como eu não acorda numa vibe muito boa (rs) e não raciocina direito pela manhã, comece a fazer isso e verá que sairá mais tranquila e sem esquecer nada para trás.
4) Destralhe sua casa (Decuttler) "O segredo para manter a casa organizada é se livrando da tralha", assim diz o método. Tralha não se organiza, se livra: doa-se, joga fora, etc. Não se engane: enquanto você não se livrar do que fica entulhando sua casa, você nunca conseguirá se organizar. Somente depois deste passo, todos os outros são possíveis. Ela orienta a você escolher um ambiente da casa, colocar 15 minutos no cronômetro (pode usar o do celular mesmo) e começar a destralhar. Quando ele tocar, pare mesmo que não tenha terminado o que estava fazendo. Continue no dia seguinte. Baby steps, lembra?
5) Pegue um fichário e faça um Control Journal Control Journal (revista de controle, traduzindo ao pé da letra), nada mais é do que o lugar onde você irá centralizar todas as informações a respeito da sua rotina doméstica: rotinas, cardápio semanal, listas, etc. Será um "diário da casa" para você consultar todos os dias e alterar/acrescentar informações sempre que for necessário. Você poderá usar um fichário ou até mesmo um caderno. Se sentir mais a vontade utilizando um meio digital, não tem problema.
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6) Arrume sua cama Parece que quando organizamos a cama antes de sair de casa, o dia já começa dando certo, não é mesmo? E voltar encontrando o quarto organizado dá um prazer enorme. Então antes de sair do quarto, deixe a cama arrumadinha, tá?
7) Decida um horário para dormir e fixe-o Esse para mim é um dos passos mais difíceis, ainda mais quando se tem um bebê com menos de um ano em casa. Por isso, minha orientação é: na medida do possível, procure dormir sempre no mesmo horário para que você consiga criar uma rotina de sono, o que te proporcionará acordar mais disposto no dia seguinte.
8) Anote seus compromissos em uma agenda Seja uma agenda de papel ou virtual, anote. Tudo o que tiver uma data específica para acontecer (consultas, reuniões, aniversários, etc), deve ser anotado e conferido diariamente.
9) Livre-se dos Hot Spots Estes são os locais da casa que costumamos acumular bagunça: mesa da sala, cadeiras, área de serviço, etc. Ela orienta a você separar dois minutos (cronometrado também) e eliminar um hot spot. Faça isso todos os dias. São só dois minutos, minha gente!
10) Siga os 11 mandamentos da Fly Lady
1) Mantenha sua Pia Limpa e Brilhando
2) Vista-se toda manhã, mesmo que você não se sinta bem para isso. Não esqueça-se de colocar os sapatos de amarrar.
3) Faça suas rotinas da manhã e as rotinas de antes de ir para cama todos os dias.
4) Não deixe o Computador lhe distrair (isso vale para o celular também!)
5) Observe as suas atitudes você mesma. Se você tirou algo, ponha-o de volta no lugar.
6) Não tente fazer dois projetos de uma vez. Um trabalho por vez.
7) Não coloque para fora a mais, coisas que você não pode devolver em 1 hora.
8) Faça alguma coisa por você todos os dias. Talvez a cada manhã e noite.
9) Trabalhe o mais rápido que você pode. Isto te dará mais tempo para divertir-se mais tarde.
10) Sorria, mesmo quando você não estiver disposta a isso. Um sorriso é contagioso. Faz sua mente ficar feliz e você será feliz.
11) Não esqueça de gargalhar todos os dias. Mime você mesma. Você merece isso.
Agora é só colocar em prática e mudar velhos hábitos que antes deixavam sua casa desorganizada. Não se esqueça os baby steps (passinhos de bebê): mudanças levam tempo e o que importa é a qualidade da mudança e não a velocidade com que ela acontece. E se precisar de alguma coisa, conte comigo!
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